Você não faz uma greve para trazer um preço bom para o diesel pedindo a redução do diesel. Você pede a retomada da produção do diesel dentro do mercado interno.
Se você pede para que a Petrobras volte a ser a produtora de diesel do Brasil, você pede que o brasileiro volte a ser empregado – porque a Petrobras despediu muitas pessoas porque as refinarias foram desativadas para produzir nas gringas -, você pede que os caminhoneiros voltem a ter emprego – porque a gente passa a ter a movimentação de vários recursos necessários para produção da cadeia produtiva do petróleo.
Então existe uma falta de informação. A greve dos caminhoneiros não tem que ser uma greve que não saiba o que está causando o problema para que eles peçam apenas o fim: “eu quero que reduza o preço do diesel”.
O diesel é vendido pelos gringos em dólar. Não adianta fazer greve no Brasil para pedir que o diesel vendido pelos gringos em dólar chegue mais barato ao Brasil. A inteligência nesse momento seria pedir a volta da produção do diesel pelos petroleiros brasileiros, porque aí a gente teria um diesel produzido de um petróleo extraído no Brasil, produzido em Real, que teria condições de gerar emprego. […]
É preciso identificar qual é o problema.
A falta de identificação correta do problema nos leva a caminhos incorretos.
Eu poderia dizer que o que está acontecendo com o caminhoneiro nesse momento é estar dirigindo com um GPS que fala mentira. O caminho para trazer um bom preço do diesel e o caminho para retornar o valor correto do frete é o caminho do progresso.
– Leonardo Stoppa –