agrofloresta


O vídeo já é ótimo, mas a reportagem completa é ainda mais interessante.
Para ler, clicar aqui.


O semeador de mercados da agrofloresta – As Caras da Restauração (Patrick Assumpção)




No canal WRI Brasil

O Vale do Paraíba Paulista já foi uma das regiões econômicas mais importantes do país. Hoje, no entanto, há um grande passivo de áreas degradadas. Essas áreas podem ser restauradas e reflorestadas com espécies nativas e com modelos de produção como os sistemas agroflorestais.

Patrick, produtor rural do Vale, mostra que a agrofloresta e a restauração não são um sonho distante: é possível diversificar a produção e gerar renda, ao mesmo tempo em que se recupera o solo, a água e se planta florestas na fazenda.

Patrick começou sua jornada com o reflorestamento do guanandi, uma espécie de madeira nativa. Hoje, o guanandi pode ser usando para agregar valor em produtos de móveis de designers que, até pouco tempo, não sabiam que era possível usar madeira que não fosse de desmatamento. Depois, embarcou em projetos de agroflorestas, combinando o plantio de árvores com produção agrícola.

Com esse modelo, Patrick espera disseminar os sistemas agroflorestais e incentivar a restauração de 40 mil hectares em todo o Vale do Paraíba, promovendo a economia e criando uma nova Era de Ouro da produção sustentável.

Saiba mais na página:

O Brasil é o país das florestas. Mas a relação com elas precisa mudar. Chegou a hora de restaurar. A série As Caras da Restauração conta cinco histórias de brasileiros que estão plantando árvores e transformando sua relação com a terra a partir da restauração das florestas.

São pessoas de diferentes classes sociais e regiões do país que mostram como estão fazendo a restauração acontecer, vencendo desafios e gargalos, renovando a paisagem e suas histórias de vida. Cada história contém um episódio em vídeo e uma longa reportagem. O Brasil tem a meta de restaurar 12 milhões de hectares de florestas até 2030. A família Soares, Bruno Mariani, Silvany Lima, Patrick Assumpção e o casal Emerson e Viviane ajudam a mostrar como isso é possível.

Acompanhe em wribrasil.org/ascarasdarestauracao

Não sabe o que é restauração florestal? Entenda aqui: https://wribrasil.org.br/pt/blog/2019…

____________________________________

ABOUT THE FACES OF RESTORATION

The Faces of Restoration series recounts five stories of Brazilians that are transforming their relationship with the land by restoring forests and degraded lands. They are people from different social classes and regions of the country making restoration a reality, overcoming challenges and bottlenecks, revitalizing the landscape, and their lives. Each story features an episode in video format and an in-depth report. Brazil has committed to restoring 12 million hectares of forests by 2030. The Soares family, Bruno Mariani, Silvany Lima, Patrick Assumpção and the couple Emerson and Viviane are charting a path forward for Brazil’s restoration movement.

____________________________________

Reportagem
Bruno Calixto
Bruno Felin
Fernando Corrêa

Conceito e coordenação
Bruno Felin

Supervisão
Fernanda Boscaini
Miguel Calmon
Rachel Biderman

Design
Joana Oliveira

Apoio audiovisual
Daniel Hunter

Campanha digital
Danilo Oliveira

FICHA TÉCNICA

Roteiro e direção
Henrique Oliveira

Produção executiva
Giuliano Biondi

Direção de fotografia
Thiago Prestes
Felipe Fonseca
Ramsés Rezende
Gabriel Marchi

Edição
Henrique Oliveira
Giuliano Biondi

Edição de som
Filipe Fisalo

Color
Tiago Gavassi

Produção
Mariana van Bylt
Ciça Braga

Conheça o WRI Brasil: https://www.wribrasil.org.br

Sobre Ani

Outros que contem passo por passo | Eu morro ontem | Nasço amanhã | Ando onde há espaço: | – Meu tempo é quando. ~Vinicius de Moraes~
Esse post foi publicado em Cultivares e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s