tapioca


Primeira tentativa de hidratar polvilho diretamente no ponto certo (com água mesmo): muito seco. Segundo dia, segunda tentativa: passou um pouco para o molhado. Mas já quase quase. E a técnica Rodrigo Oliveira de espalhamento da massa na frigideira não saiu perfeita, mas ajudou bem. E vamos insistir em tudo isso até aprender. Mais viável assim do que no outro método: encharcar, deixar 8 horas na geladeira, depois jogar o excesso de água, depois botar um pano de prato limpo para absorver o que ainda tem de excesso de água etc… Sem chance, Santa Rita, desculpe. O negócio já dá trabalho e faz bagunça suficiente no método direto. Se for para passar séculos da vida para fazer massa de tapioca, continuaremos comprando pacote da já hidratada. 

Adicionalmente, temos método em comum com Rodrigo Hilbert: ajeitar fora do fogo, até com a frigideira meio fria mesmo. Frigideira, porque, por enquanto, não pretendemos comprar tapioqueira. Mas essa de ferro no vídeo é demais.




A receita completa da tapioca de café com doce de leite está no Panelinha. Clicar aqui.

O vídeo está publicado no canal Nhac GNT, e também tem a receita dessa na descrição.



Para o outro método, de encharcar o polvilho e deixar decantar, Isa da Cunha Oliveira mostra bem (para fazer, ela vira a tapioca e recheia com gorgonzola: é das minhas)





Mais um do método direto. Cássia Tiago. Mesmo discordando profundamente no item leite condensado para recheio. E margarina também não, né.





Mais uma do método encharcado. Mas tirando o excesso final com papel toalha. Aí até dá para considerar, Madá.




Sobre Ani

Outros que contem passo por passo | Eu morro ontem | Nasço amanhã | Ando onde há espaço: | – Meu tempo é quando. ~Vinicius de Moraes~
Esse post foi publicado em Pé na cozinha e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s