Educação, Ética e Política em tempos de Pandemia com Renato Janine Ribeiro
O Fundeb, fundo para apoiar a educação básica, precisa ser renovado neste ano. Não há nenhuma movimentação do governo nesse sentido. Inclusive o ex-ministro, que agora partiu para o exterior, não fez. Sem esse fundo, a educação pública no Brasil vai entrar em colapso. Nós temos que deixar claro, e essa é uma questão ética, que precisamos ter uma educação básica forte. Isso não é fácil. Temos 5.570 municípios. Mais de 2.000 não estão organizados. Educação básica, alfabetização, é atribuição dos municípios. É lá que temos as crianças pequenas se alfabetizando. Aí estamos na questão ética: uma sociedade justa, o mínimo que ela faz é dar igualdade de oportunidade a todo mundo. Isso não está ocorrendo no Brasil. A gente não tem essa igualdade de oportunidades que permitiria a superação da pobreza. Quantos talentos a gente não desperdiça? Alfabetizar todo mundo na idade certa seria um motor de igualdade fabuloso. Essa me parece ser a prioridade ética no Brasil.
Eu creio que no Brasil temos 1/4 a 1/3 da população que tem as vantagens todas para sua formação. Não quer dizer que essas pessoas desfrutem dessas vantagens. Educação, infelizmente, no Brasil, não é um valor unânime. Muita gente despreza a educação. Muita gente acha que isso não tem importância. O que é um estrago grande. Mas, se nós dermos chance a tudo mundo, multiplicamos nosso rendimento por 3 ou 4. Se nós conseguirmos que todo mundo tenha uma educação decente, que todo mundo seja alfabetizado na idade certa, e depois disso que as pessoas leiam, se informem e se formem, nós vamos multiplicar o nosso PIB, vamos multiplicar nossa riqueza várias vezes. A gente ouve uma discussão econômica o tempo todo: vamos privatizar, vamos desregulamentar… Gente, o que muda mesmo é educação. Não é todo esse pacote pseudoliberal. Digo pseudoliberal porque o The Economist, a grande revista liberal, Financial Times, o grande jornal liberal, o que eles vão dizer que é o principal fator produtivo é a educação.