de oráculos


Para quem vos fala, oráculos são um passatempo ao mesmo tempo que um impulso para introspecção e para pôr ideias no lugar. O I Ching é um dos meus favoritos. Nem faz sentido perguntar se acredito em oráculos, porque a questão para mim não é essa. Apenas gosto, como gosto de ouvir música, sem que isso dependa de “acreditar”. Mas frequentemente me surpreende a pertinência do que sai para a situação do momento. Fazia tempo que estava preferindo não tirar oráculos, porque este momento é de situações sobre as quais prefiro não me arriscar a pensamentos ruins. Primeiro, desde o ano passado, um grande risco de vida de pessoa importante para mim. O estado de espírito ficaria péssimo se me saísse, por exemplo, “A Morte”, como carta de tarô (por mais que esteja careca de saber que essa carta não necessariamente se refere a morte física, e possa ter aspectos bons, como renovação). Em segundo lugar, a situação atual da pandemia contribui para estar achando mau momento para brincar de oráculos. Mas agora resolvi tirar o I Ching, num momento de pausa do trabalho. Por estarem vindo muito à lembrança certas frases de certos hexagramas. Daí pensei especificamente na quarentena e joguei. O que saiu foi de uma coerência assombrosa com a pergunta: “A Espera” (sem linhas mutáveis):


O hexagrama mostra as nuvens no céu trazendo a chuva para alegria de tudo o que cresce e provendo à humanidade com comida e bebida. A chuva virá em seu tempo próprio. Não se pode forçá-la, deve-se esperá-la. A idéia de espera é também sugerida pelos atributos dos dois trigramas: a força no interior e diante dela, perigo. A força diante do perigo não se precipita, mas, ao contrário, é capaz de esperar. A fraqueza diante do perigo torna-se inquieta, e não tem a paciência para a espera.





Sobre Ani

Outros que contem passo por passo | Eu morro ontem | Nasço amanhã | Ando onde há espaço: | – Meu tempo é quando. ~Vinicius de Moraes~
Esse post foi publicado em Do espírito e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s