Cuidados paliativos



Dra. Ana Cláudia Arantes, foto divulgação UOL. (Clicar na imagem para ir à fonte)



ESPECIALISTA EM MORTE, ELA DIZ QUE PERDER MEDO DO FIM
TE FARÁ VIVER MELHOR



Maurício Oliveira
Colaboração para Universa
05/11/2019

Ana Cláudia Arantes, 50, decidiu ser médica para cuidar da avó, que tinha uma doença arterial grave e precisou amputar as pernas. “Ela sentia muita dor e clamava a Deus que a levasse, pois achava que não aguentaria tanto sofrimento”, lembra. Ainda assim, a avó conviveu um bom tempo com a doença e resistiu até os 91 anos. Partiu exatamente no dia da colação de grau de Ana Cláudia – que enfrentou, assim, seu primeiro luto.

Várias outras perdas de pessoas muito queridas ocorreram desde então. Ao enfrentar um processo agudo e irreversível, o pai saiu da UTI para ser cuidado por uma equipe que Ana Cláudia havia treinado. A irmã mais nova também foi acompanhada pela mesma equipe na fase final do câncer.

Quando uma doença neurológica conduziu a mãe ao último dia de vida, três anos atrás, Ana Cláudia já conseguia enxergar beleza no momento doloroso. “Foi a morte mais linda que já vi”, define. “Ela estava cercada pelas pessoas que mais amava. Fui a última a chegar ao quarto. Peguei nas mãos dela e disse ‘mãe, cheguei’. Ela puxou um fôlego, abriu os olhos, sorriu e deu o último suspiro.”

Em cada nova situação, incluindo duas amigas também vitimadas pelo câncer, Ana Cláudia se sentia gradualmente mais fortalecida. “Ter vivido pessoalmente tantos lutos em situações que envolveram cuidados paliativos consolidou a verdade e o amor à minha prática e à minha vida”, diz.

Formada pela USP (Universidade de São Paulo) com residência em geriatria e gerontologia no Hospital das Clínicas, Ana Cláudia fez pós-graduação em psicologia – intervenções em luto, e especializou-se em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. Foi também responsável por elaborar e implantar políticas assistenciais e treinamentos em cuidados paliativos no Hospital Albert Einstein.

– Veja mais em https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2019/11/05/especialista-em-morte-ela-diz-que-perder-medo-do-fim-te-fara-viver-melhor.htm?cmpid=copiaecola

Sobre Ani

Outros que contem passo por passo | Eu morro ontem | Nasço amanhã | Ando onde há espaço: | – Meu tempo é quando. ~Vinicius de Moraes~
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s