awareness


love without awareness hurts





Estava ouvindo um pouco vídeos da Ana Maria Saad. Algumas coisas fizeram bastante sentido, porque para mim também fizeram um bem danado para levantar (ou não cair) em momentos críticos, como: começar pelo físico (pode até ser botando música e dançando uns minutinhos enquanto põe ordem em alguma coisa na casa, mas se der para caminhar, caminhada é santo remédio); disciplina é chave (“disciplina é liberdade”, creiam); treinar modéstia e realismo na organização do tempo (o que significa observação do que realmente dá para dar conta num dia sem se detonar, nada em excesso, não se entupir de compromissos, identificar e focar em prioridades); respiração é chave; não levar a sério os pensamentos, pois quando a cachola começa a se enrolar nuns pensamentos torturantes, dá para distanciar. Os pensamentos não são você e é possível decidir fazer algo que concretamente facilite sua vida e melhore o seu dia iniciando os movimentos (do corpo) necessários, enquanto deixa os tais pensamentos falando sozinhos, se você for treinando a DECISÃO de fazer isso. Tudo na vida é hábito (o hábito faz o monge). Ser gentil com sua pessoa fofa.

Há algo de profundamente budista em mim: observar a própria experiência e, se a experiência própria não corrobora, questionar até mesmo as palavras de Buda. E daí que muita coisa de que ouvi da Ana Maria Saad se corrobora na minha própria experiência. Inclusive a ouvi usando uma metáfora de avião que tem estado presente na minha cabeça: em caso de despressurização, se você não colocar a máscara de oxigênio em você, nem vai ter como ajudar quem está ao lado. “Coragem grande é poder dizer sim”, mas, em muitos momentos, é vital conseguir dizer NÃO a demandas alheias que podem te afogar. E deixe que digam, que pensem, que falem.



PS: Dica importante que não ouvi da Ana Maria é cuidadíssimo com tempo na internet: este buraco negro aqui te suga para mundos paralelos, e quando você vê, desapareceu você. Usar com disciplina e moderação.

Sobre Ani

Outros que contem passo por passo | Eu morro ontem | Nasço amanhã | Ando onde há espaço: | – Meu tempo é quando. ~Vinicius de Moraes~
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s