A educação, o público, o privado – Jorge Larrosa Bondía





“Estamos perdendo o bom senso em muitas coisas, não apenas na educação.”

“Acredito que a principal questão que deveria nos preocupar hoje, com relação à educação, é o desmonte do que é público. Estamos vivendo uma época em que o que é público, tudo o que tem a ver com o interesse de todos, e não com o interesse privado de alguma das partes, está sendo progressivamente arrasado. E a velha escola pública tinha uma coisa muito interessante, do meu ponto de vista, que era entender a educação como uma questão de todos e receber os alunos do ponto de vista da igualdade, não da desigualdade.”

“Acho que um dos principais problemas que estamos enfrentando é como defender uma ideia pública de educação em um mundo em que o que é público já não interessa a praticamente ninguém. Tenho cada vez mais a sensação de que a educação e o social estão sendo apropriados pelas corporações e cada vez menos pelo Estado, e essa ideia do público está ruindo a toda velocidade.”

“A privatização não depende da titularidade, de que o titular seja o Governo Federal ou quem for, a privatização depende das lógicas de funcionamento. Porque quando a educação está a serviço da empresa, do futuro, do empreendimento, do investimento, etc., ela se privatiza, mesmo que a titularidade continue sendo pública. Então, para mim, o grande desafio e esse, é que a educação está sendo pensada em função de interesses particulares, e não em função de interesses comuns, e essa é uma questão grave em nossa época.”

Sobre Ani

Outros que contem passo por passo | Eu morro ontem | Nasço amanhã | Ando onde há espaço: | – Meu tempo é quando. ~Vinicius de Moraes~
Esse post foi publicado em Educação e formação e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s