Saúde e alimentação Low-Carb


Alguns vídeos sobre dietas de baixo carboidrato (Low-Carb), especialmente na forma da dieta paleo (paleolítica). Quase todos são entrevistas com o Dr. José Carlos Souto, urologista que tem um bom blog sobre o assunto: Dieta Low-Carb e paleolítica. A dica do blog foi da @Katoui. Transcrevo abaixo um trecho de um dos posts do blog Dieta Low-Carb e paleolítica, para alguém que queira entender mais rapidamente por que estou achando importante difundir aqui informação sobre aquele blog, sobre a discussão do baixo carboidrato vs. baixa gordura, antes de se pôr a assistir horas de entrevistas nos vídeos abaixo.


PREZADO DOUTOR: ESTE ALIMENTO É PROIBIDO?
José Carlos Souto

Isto aqui não é religião. O que é preciso são os princípios básicos. Pronto. Nada é proibido. É só usar a cabeça. 

E aí, álcool é “proibido”? Se você for muçulmano, sim. Religiões proíbem alguns alimentos. Mas quem sou eu para “proibir” algumas coisa? Eu não bebo, em geral. Mas às vezes eu bebo um pouco. Ontem à noite tomei um cálice de vinho tinto. E aí vem o que quero que você entenda:

-> Eu SEI que o álcool é uma toxina. E eu bebi mesmo assim, porque eu QUIS. Mas eu bebi pouco, porque eu SEI que é uma toxina.

Substitua a palavra álcool por carboidratos, e você vai entender a forma como encaro o assunto.

O que me leva a escrever o blog é que, no caso do álcool, as pessoas que bebem SABEM que é uma toxina e, sendo adultos, são responsáveis por seus atos. Mas as pessoas foram ensinadas pelos médicos/nutricionistas/governos que os carboidratos são saudáveis e que deveriam comer menos gordura e mais carboidratos.

Ou seja, diferente de alguém que enche a cara e adoece e desenvolve cirrose pois bebe SABENDO que lhe faz mal, as pessoas adoecem, engordam e ficam diabéticas SEGUINDO as orientações que os médicos/nutricionistas/governos lhes deram com o objetivo de melhorar a saúde.

Então, não existe alimento proibido. Existe o bom senso. E existe a ciência.

O que as pessoas precisam é da INFORMAÇÃO correta. A partir daí, podem tomar suas próprias decisões.



Gordura saturada, a chocante história por trás do senso comum





Entrevista com Dr. Souto – Dieta Lowcarb 2014





Vida Low Carb entrevista Dr Souto





Chris Kresser




I consider Paleo to be more of a template than a rigid prescription, and my approach doesn’t prohibit foods that aren’t typically considered to be “Paleo”—such as full-fat dairy, white potatoes, dark chocolate, and legumes. [Chris Kresser, aqui]


Dos posts que já li no blog do José Carlos Souto, um que diz como um vegetariano poderia se “afinar” com a dieta paleo foi um dos que mais me chamou a atenção. Ao final dele, uma ex-adepta do veganismo descreve problemas de saúde que teve e discute, mais para o final, os próprios supostos éticos do veganismo. Acesso clicando aqui.


O post “Prezado doutor Souto: este alimento é proibido?” é breve e objetivo quanto às recomendações básicas e, ao mesmo tempo, sobre a forma com ele próprio encara a dieta paleo, como se vê nas partes recortadas de lá ao início deste post. Clicar aqui para acessar.


Sobre Ani

Outros que contem passo por passo | Eu morro ontem | Nasço amanhã | Ando onde há espaço: | – Meu tempo é quando. ~Vinicius de Moraes~
Esse post foi publicado em Entrevistas, Saúde e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

