Principais modelos de violão


Este post é do blog da Sonotec. Copiei na íntegra, porque já me lasquei colocando apenas em parte posts que queria ter armazenados, dando o link do blog para leitura completa, e acontecer depois de o post sumir da web e eu não conseguir mais recuperar o texto completo. Se a Sonotec achar ruim, vou deletar (ou deixar como privado para não perder o texto de vez). De qualquer forma, vale a pena ir lá e ler também os comentários dos leitores. Para ir direto lá, clicar aqui.


OS PRINCIPAIS MODELOS DE VIOLÃO

Muita gente ainda fica em dúvida na hora de comprar um violão, pensando qual seria o modelo que melhor se adapta ao seu estilo. Por isso, nós decidimos apresentar os principais modelos para você. Além disso, selecionamos alguns violões da Takamine e Strinberg que se encaixam em cada categoria.

Violão Clássico É um violão que usa cordas de nylon e muito indicado para iniciantes. Como sugere o próprio nome, é um violão bastante utilizado em música clássica, mas também indicado para MPB, samba, bossa nova e flamenco, entre outros estilos.

O violão TH5 da Takamine tem tampo em Solid Cedar, corpo em Rosewood, braço em Mahogany e escala em Ébano. Além disso, as tarraxas são douradas e o pré é o CTP-2. O EAN 80 da Strinberg é um eletroacústico com cordas em nylon, corpo em Mahogany, tampo em Spruce e escala em Rosewood. As tarraxas são douradas com preto e o pré-amplificador é o STP-10.

violão clássico

 

Violão Folk É um violão com cordas de aço e um corpo maior que os modelos clássicos, que resultam em um tipo de som mais estridente e cheio. O braço do folk é mais fino, o que facilita algumas posições, mas as cordas de aço são mais tensas, o que pode dificultar um pouco para a mão esquerda. Criado em 1916 visando um som encorpado, é muito utilizado hoje em dia, principalmente depois da moda dos acústicos. Por ser um modelo versátil, é muito comum em rock, metal, pop e música sertaneja.

O violão ETN 10 da Takamine possui tampo em Solid Cedar, corpo e braço em Mahogany e escala em Rosewood. As tarraxas também são douradas e pré-amp é o CT-4B. O violão EAF 85C da Strinberg tem acabamento acetinado fosco, tampo em Spruce e corpo e escala em Rosewood. As tarraxas groove são cromadas com preto e o pré-amplificador que acompanha este modelo é o STP-10.

violão folk

 

Violão Jumbo Este modelo foi criado na década de 1930, sendo muito utilizado na música country da época; mas foi nas mãos do Rei do Rock, Elvis Presley, que ele ficou eternizado. De lá pra cá, os violões jumbo ganharam notoriedade por serem robustos, versáteis e em expansão, devido à riqueza de seus timbres. Com grande estrutura e base bem arredondada, ele possui um som mais grave e equilibrado, sendo muito utilizado em blues, pop, rock e baladas românticas.

O modelo EG 523 da Takamine com 6 cordas de aço tem corpo jumbo Flamed Maple, tampo em Solid Spruce e escala em Rosewood; com pré-amplificador com afinador embutido, possui ainda tarraxas cromadas. O violão JS 02C da Strinberg está disponível nas cores preto, sunburst e natural e possui uma das melhores relações custo x benefício. Também com 6 cordas de aço, este modelo tem um corte com cutaway, corpo, laterais e braço em Flamed Maple Plywood, tampo em Spruce Plywood, escala em Rosewood e acabamento em verniz. São 22 trastes e tarraxas cromadas.

violão jumbo

 

Violão de 12 cordas Com a onda de shows acústicos, este modelo ganhou mais popularidade e é muito usado em vários estilos. Ele causa um efeito de dois violões e tem um som bem característico, pois possui um timbre encorpado, que proporciona uma base marcante. Um violão de 12 cordas não é recomendado para iniciantes pois exige muito dos dedos. Ele é indicado para músicos intermediários e avançados, por ter uma tocabilidade mais pesada.

O modelo EG 535 SC da Takamine tem cordas em aço, corpo em Folk, tampo em Spruce, corpo em Nato e escala em Rosewood. Com pré-amplificador TK-40 e afinador embutido, possui ainda tarraxas cromadas. Já o violão EAF 84C da Strinberg possui tampo em Spruce Plywood e corpo e escala em Rosewood, além de tarraxas cromadas e pré-amplificador STP-10 paramétrico.

violão 12-cordas

 

Violão Flat O modelo flat é mais fino e comumente usados em MPB, por músicos eruditos e profissionais. Porém, com a chegada de itens mais baratos e a sua popularização, já é possível encontrar muitos músicos com violões flats em bares, igrejas e nas duplas sertanejas. Normalmente com cordas de nylon, o timbre destes violões é suave. Dependendo da equalização que você faça, eles podem ser estridentes, com muito brilho, médios fortes ou até graves profundos.

O violão AS 55C da Strinberg é um eletroacústico com 6 cordas de aço, acabamento em verniz e 22 trastes. Corpo, laterais e braço em Nato Plywood, tampo em Spruce Plywood e escala em Rosewood; tarraxas cromadas e pré-amplificador ST-4S, com 3 bandas de equalização, afinador, e entrada P10.

violão flat

Sobre Ani

Outros que contem passo por passo | Eu morro ontem | Nasço amanhã | Ando onde há espaço: | – Meu tempo é quando. ~Vinicius de Moraes~
Esse post foi publicado em Música e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para Principais modelos de violão

  1. Que postagem linda!
    Prestes a iniciar meu aprendizado de violão { espero🙂 } já escolhi o meu modelo segundo orientação do meu sobrinho que me apresentará ao reino encantado das notas musicais através das cordas. Mas amei isso aqui!
    E de fato essa coisa de só lincar as páginas pode sim nos deixar orfãos quanto ao texto admirado. Sinceramente falando, acho que não deveria causar indignação alguma a um blogueiro quando sua postagem é replicada com os devidos créditos, é claro. Deveria ser considerado uma honra. Se vc replicou é porque se identificou, admirou etc. E sentiu o desejo enorme de compartilhar.
    Uma vez pedi autorização a uma poetisa, lá de Portugal, para replicar sua poesia com todos os créditos possíveis e imaginários, e ela disse não. Nunca mais visitei seu blog ou a li. Sou assim, um tanto insuportável,ríspida e sem mais delongas! 🙂

    • Ani disse:

      Olha só, Denise: quando comecei com este blog, sentia constrangimento de copiar nele coisas de outros lugares. Aí, sempre que ficava com vontade de “armazenar” aqui algo de outro blog, tentava encontrar o contato e pedir autorização. Era raro que eu recebesse resposta: os administradores dos blogs deviam até achar estranho, porque, conforme fui percebendo com o tempo, reproduzir coisas de outros blogs é muito comum (até sem dar os créditos, e nesse caso acho bem “maus”, para não dizer que é plágio, que plágio, além de parecer antiético, é inclusive considerado crime, e pronto). Uma das poucas pessoas que me respondeu, com muito bom-humor e gentileza, foi o Paulo Brabo. O que ele coloca de outros autores no blog dele, entra numa categoria com o nome de “goiabas roubadas”. Então a resposta foi mais ou menos que eu ficasse à vontade para reproduzir aquilo que eu estava pedindo, que era “goiaba de boa safra”. Lembrando disso, pensei que você talvez gostasse muito do que o Paulo Brabo escreve. Ele é cristão, conhece muito de literatura e é muito bom escritor. Vários dos posts trazem discussões sensíveis e perpicazes – eu até diria, “poéticas” – sobre o cristianismo. Já comentei que não me considero cristã (ou talvez, de certo ponto de vista, me considere cristã, budista, judia, umbandista etc etc tudo ao mesmo tempo, como no “Shalom” do Carlinhos Brown), e mesmo sem me autoidentificar como cristã, gosto demais de ler o que o Paulo Brabo escreve, então imagino o quanto você provavelmente gostaria também. A ele sim eu aplicaria as palavras que você com excesso de bondade aplica ao meu post “Violão do James Taylor”: didático (clareza cristalina) e recheado de bom-humor e doçura. Aqui vão os links: http://www.baciadasalmas.com http://www.forjauniversal.com . E ele está no twitter também: @saobrabo . Beijos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s