Integração



Osho Integração

A carta “Integração” do Tarô do Osho me faz lembrar o capítulo “Visões”, de Memórias, sonhos e reflexões, em que Jung recorda o que vivenciou internamente durante e depois de uma experiência de ter estado à beira da morte. Faz um tempo que, no site do Osho, restringiram o acesso a cadastrados, e implico com essas exigêncisas de cadastro na web. Então fazia tempo que eu não desanuviava tirando esse Tarô. O texto da carta “Integração” foi reproduzido de outro site, que não tem todas elas, e nem sempre tem os textos completos: é mais sem-graça para brincar de Tarô do Osho. Mas, enfim, se alguém quiser visitá-lo, pode clicar aqui.

Depois deste post com o texto da carta “Integração”, fiz outro transcrevendo a maior parte da narrativa do Jung no capítulo “Visões”. Graças a que esta carta do Tarô do Osho saiu hoje para mim, finalmente resolvi ir lá caçar o Memórias, sonhos e reflexões na estante e resgatar para o blog o relato intrigante do Jung, que suspeito ter relação com experiências de integração entre os dois hemisférios cerebrais. Intenção antiga, agora concretizada.

Mestre Osho começa esta carta dizendo que “o conflito está no homem”. A menos que seja resolvido ali, não poderá ser resolvido em nenhum outro lugar. O desafio político está dentro de você; ele acontece entre as duas partes da mente.

Há uma ponte muito pequena. Se essa ligação for rompida por algum acidente, por algum defeito fisiológico ou por alguma outra razão, a pessoa fica dividida: ela se tornará duas pessoas e o fenômeno da esquizofrenia ou personalidade dividida se manifestará. Se a ponte for rompida – e é uma ponte muito frágil – você se transformará em dois, passará a agir como duas pessoas. Pela manhã você é muito amável, uma pessoa encantadora; à tarde, estará muito bravo, completamente diferente. Você não irá lembrar-se de como foi de manhã… e como poderia lembrar-se? Era uma outra mente que estava funcionando porque a pessoa se transforma em duas pessoas.

Se esta ponte for fortalecida o bastante para que as duas mentes deixem de ser duas e se tornem uma só, então, acontecerá a integração, a cristalização. Aquilo que George Gurdjieff costumava chamar de cristalização do ser é apenas a transformação dessas duas mentes em uma só, o encontro do masculino com o feminino dentro de nós, o encontro do yin e do yang, o encontro do esquerdo com o direito, o encontro da lógica com o ilógico, o encontro de Platão com Aristóteles.

A imagem da integração é a união mística, a fusão dos opostos. Este é o movimento de comunicação entre dualidades das vidas anteriormente vivenciadas. Em vez da noite opondo-se ao dia, a escuridão suprimindo a luz, as polaridades estarão trabalhando juntas para criar um todo unificado, transformando-se ininterruptamente uma na outra, cada qual contendo a semente do seu oposto no seu âmago mais profundo.

A águia e o cisne são ambos seres alados e majestosos. A águia é a encarnação do poder e da solicitude. O cisne é a corporificação do espaço e da pureza, flutuando e mergulhando com suavidade no elemento das emoções, totalmente satisfeito e realizado em sua perfeição e beleza.

Nós somos a união da águia com o cisne: macho e fêmea, fogo e água, vida e morte. A carta da integração é o símbolo da autocriação, da vida nova e da união mística, conhecida também como alquimia..

Sobre Ani

Outros que contem passo por passo | Eu morro ontem | Nasço amanhã | Ando onde há espaço: | – Meu tempo é quando. ~Vinicius de Moraes~
Esse post foi publicado em Do espírito, Memórias sonhos reflexões, Textos instigantes e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s