Prazer em conhecer, Capiba!

Via @Ocridia.

capiba



de chapéu de sol aberto
pelas ruas eu vou
a multidão me acompanha, eu vou
eu vou e venho pra onde não sei
só sei que carrego alegria
pra dar e vender
(deixa o barco correr)
espero um ano inteiro
até ver chegar fevereiro
pra ouvir o clarim clarinar
e a alegria chegar
essa alegria que em mim
parece que não terá fim
mas se um dia o frevo acabar
juro que eu vou chorar





Lourenço da Fonseca Barbosa, mais conhecido como Capiba (Surubim, 28 de outubro de 1904 — Recife, 31 de dezembro de 1997) foi um músico e compositor brasileiro. Tornou-se o mais conhecido compositor de frevos do Brasil.

Capiba escreveu mais de 200 canções, em sua maioria de frevo, mas também de samba e música erudita. Várias são sempre lembradas nos carnavais de Pernambuco.

Também musicou poemas de Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes e outros poetas brasileiros.

Autor de mais de 200 canções, não apenas frevo, como também outros vários gêneros: de samba à música erudita. Entre os seus sucessos, estão: “Maria Batânia” (canção), “A mesma rosa amarela” (samba), “Serenata suburbana” (guarânia), “Verde mar de navegar “(maracatu) e vários outros. No gênero frevo, compôs mais de cem canções.

Uma de suas canções carnavalescas mais famosas é “É de amargar”. Ela foi vencedora de um festival de frevo em Pernambuco, em 1934. Entre outros prêmios, em 1967 conquistou o 5° lugar no Segundo Festival Internacional da Canção, com a música “São os do Norte que vêm”.

Capiba produziu uma obra caudalosa, tanto gravada, quanto inédita (neste último item, estima-se que tenha deixado mais de quatro centenas de composições, entre frevos, peças eruditas). (Wikipedia)

Sobre Ani

Outros que contem passo por passo | Eu morro ontem | Nasço amanhã | Ando onde há espaço: | – Meu tempo é quando. ~Vinicius de Moraes~
Esse post foi publicado em Música, Nossa cultura. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

