A lagartixa


lagartixa


A pessoa não consegue pegar no sono. Talvez por culpa do calor. O quadro piora quando dá fome às quatro da madrugada. A pessoa reconhece a derrota e vai até a cozinha. Toma susto com uma lagartixa albina correndo para se esconder. Bicho simpático, sempre bem-vindo, a lagartixa. A pessoa pensa naquele mistério: de onde surgem, de repente, as lagartixas? Pensa também que lagartixas talvez sejam salamandras, no sentido de elementais do fogo (principalmente as que surgem numa noite muito quente de verão). Um fio vai puxando outro e a pessoa pensa muitas outras coisas estranhas. Até que – lá na ponta final do último fio – lembra do poema amoroso escrachado de Álvares de Azevedo. Mais estranhos que bichos que gostam de comer baratas e são capazes de seguir em frente deixando o rabo pelo caminho, são as voltas que o pensamento dá. Valeu, dona lagartixa.


A LAGARTIXA
Álvares de Azevedo

A lagartixa ao sol ardente vive
E fazendo verão o corpo espicha:
O clarão de teus olhos me dá vida,
Tu és o sol e eu sou a lagartixa.

Amo-te como o vinho e como o sono,
Tu és meu copo e amoroso leito…
Mas teu néctar de amor jamais se esgota,
Travesseiro não há como teu peito.

Posso agora viver: para coroas
Não preciso no prado colher flores;
Engrinaldo melhor a minha fronte
Nas rosas mais gentis de teus amores

Vale todo um harém a minha bela,
Em fazer-me ditoso ela capricha…
Vivo ao sol de seus olhos namorados,
Como ao sol de verão a lagartixa.

Sobre Ani

Outros que contem passo por passo | Eu morro ontem | Nasço amanhã | Ando onde há espaço: | – Meu tempo é quando. ~Vinicius de Moraes~
Esse post foi publicado em Literatura adorada, Pílulas de poesia e marcado . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

