Reino de Iansã

 

Essa música eu fiz com Caetano. Bethânia gravou. Chama-se Iansã. E eu gosto muito dela, porque é muito da gente mesmo, do jeito que a gente intui a existência da imanência e da transcendência.

Um dia eu ainda vou me redimir por inteiro do pecado do intelectualismo. Se Deus quiser. Não vou mais ter necessidade de falar nada, de ficar pensando em termos dos contrários, de tudo, pra tentar explicar às pessoas que eu não sou perfeito, mas que o mundo também não é, que eu não estou querendo ser o dono da verdade, que eu não estou querendo fazer sozinho uma obra que é de todos nós e de mais alguém, que é o tempo, o verdadeiro grande alquimista, aquele que realmente transforma tudo.

Um pequenino grão de areia é o que eu sou. Só que o grão de areia já conseguiu, sendo tão grande ou maior do que eu, ser bem pequinininho, e não precisar se mostrar mais, ficar lá: trabalha em silêncio (mais mineiro, eu sou mais baiano, ainda).

senhora das nuvens de chumbo
senhora do mundo dentro de mim
rainha dos raios
rainha dos raios
rainha dos raios
tempo bom
tempo ruim

senhora das chuvas de junho
senhora de tudo dentro de mim
rainha dos raios
rainha dos raios
rainha dos raios
tempo bom
tempo ruim

eu sou o céu para as tuas tempestades
um céu partido ao meio no meio da tarde
eu sou um céu para as tuas tempestades
deusa pagã dos relâmpagos
das chuvas de todo ano
dentro de mim

Para onde vai a minha vida e quem a leva?
Porque eu faço sempre o que não queria?
Que destino contínuo se passa em mim na treva?
Que parte de mim, que eu desconheço, é que me guia?

~Fernando Pessoa~

Sobre Ani

Outros que contem passo por passo | Eu morro ontem | Nasço amanhã | Ando onde há espaço: | – Meu tempo é quando. ~Vinicius de Moraes~
Esse post foi publicado em Homenagens, Música, Nossa cultura e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

