Candomblé no terreiro de Mãe Márcia d’Oxum

 

Projeto de documentação sobre o Candomblé, este primeiro vídeo do post foi feito no Terreiro da Mãe Márcia d’Oxum, conforme informa o canal do YouTube onde o encontrei (Canal de Breno Santos). Foi o primeiro que vi e foi a ele que me referi no no comentário sobre as minhas sensações a respeito dos vídeos do centro de Umbanda do Triângulo da Fraternidade, neste outro post.

Voltando a ele para colocar aqui, vi que no mesmo canal tinha outros vídeos sobre a Iyalorixá Márcia de Oxum e seu terreiro Egbe Ile Omidaye Ase Obalayo em São Gonçalo, Rio de Janeiro. Compartilho todos abaixo. Fuçando na web, encontrei mais informações. Além de ter esse bom astral que se sente nos vídeos, ela é “filha” do Gantois e tem um blog (para acessar, clique aqui). Atua politicamente para valorização das religiões afro-brasileiras e coordena o projeto Matrizes que fazem, em parceria com a Seppir – Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, com a proposta de “estimular o respeito aos valores religiosos e culturais nos diversos segmentos sociais” (outra página do projeto, aparentemente mais antiga, aqui). Axé, Mãe Márcia! (Ou Saravá? Não sei, ainda não entendi a diferença entre essas saudações, mas acho que “Saravá” é da Umbanda…)

Talvez valha explicitar que não tenho religião, acho muito besta o papo de que “todo mundo precisa de uma fé” e morro de pena dos que dizem que têm pena de quem não acredita em nada. Mas tenho posição contrária a menosprezo e intolerância dirigidos às religiões afro-brasileiras e, no momento, uma curiosidade e um carinho especiais para com elas.

O Candomblé

Mãe Márcia d’Oxum conta sua história

Intolerância religiosa no Brasil

A política e os terreiros

Mãe Marta d’Oxum no presente de Iemanjá em São Gonçalo

Sobre Ani

Outros que contem passo por passo | Eu morro ontem | Nasço amanhã | Ando onde há espaço: | – Meu tempo é quando. ~Vinicius de Moraes~
Esse post foi publicado em Nossa cultura e marcado , , . Guardar link permanente.

19 respostas para Candomblé no terreiro de Mãe Márcia d’Oxum

  1. Breno disse:

    Muito legal todos os videos

  2. Sabrina Da Mata disse:

    Adorei o post .. muito legal os videos 😀
    sou muito feliz em fazer parte da religião , e ser filha de santo de mãe marcia !
    Axé

    • Ani disse:

      Eba! Bem-vinda, linda. Adorei o canto que fizeram pra meu pai Oxóssi na casa. Abraços pra você e pra Mãe Márcia. Axé 🙂

    • vanessa disse:

      oi sabrina vc poderia me passar o telefone de la pode ser por emil
      nessinha-borges@hotmail.com

    • Gigi disse:

      Olá Sabrina Boa Noite
      Gostaria de possível de um
      Número de telefone do Centro de Mãe Márcia
      O número que possuo não consigo contato
      Vc poderia me ajudar , por favor ?’
      Moro Mt longe e gostaria de uma informação antes de ir !
      Agradeço sua gentileza
      Um abraço

    • Thais disse:

      Sabrina, tenho muito respeito e desejo de conhecer e entrar em contato com Mãe Marcia. Tentei contato com o telefone publicado no Blog sem sucesso. Pode ser por e-mail: thaistmoura@gmail.com. Quero é preciso ir no Centro de Mãe Márcia e preciso informar-me como, quando é onde ir.

  3. Jessica disse:

    GOSTEI MUITO DE TUDO QUE VI !!!
    MAS TEM UM PROBLEMA…
    NAO TEM NENHUM CONTATO ?????

  4. marcelo disse:

    boa noite, vocês batem so candomble ou batem umbanda também?

  5. Ana Beatriz disse:

    Alguem pode me dar o contato dela?

  6. joaquim cesar apparecido disse:

    ligo para este numero e ninguem atende

  7. joaquim cesar apparecido disse:

    desejo o telefone , pois sou de sp

    • Ani disse:

      Olá. Não tenho nenhuma ligação pessoal com eles. O endereço e telefone que aparecem aqui eram os fornecidos nos blogs de Mãe Márcia e do projeto dela, na web, na época em que respondi ao comentário. Sugiro dar uma olhada lá para ver se houve alguma atualização. Abs.

    • Ani disse:

      Joaquim, outra sugestão: talvez se você se dirigir à Sabrina (com uma resposta ao comentário dela ao post), ela possa responder dando a informação que você quer. No comentário, ela diz que é filha de santo de Mãe Márcia.

  8. isabel fricker disse:

    ola Sabrina aqui a Isabel vi os videos do Egbe Ile Iya Omidaye Ase! Amei!!!
    porfavor gostaria do contato da Mae Marcia.desde ja muito obrigada.
    Axe!!!

    • Ani disse:

      Olá, Isabel! Não sou a Sabrina, apenas, como você, amei esses vídeos e fiz o post aqui no meu blog. Também não tenho o contato da Mãe Márcia. Que tal se você postar sua mensagem diretamente para a Sabrina (como resposta ao comentário que ela fez este post, um pouco mais acima). Boa sorte, abraço.

Deixe um comentário

