Quise – Shirley Campbell Barr

QUISE

Quise arrancarme los ojos porque estos no me pertenecían
Quise borrar mis apellidos porque no eran míos
Quise aumentar el volumen de mis nalgas porque estas no correspondían
Quise olvidar mi lengua porque el acento me era ajeno
Quise oscurecer mi piel porque su tono no era lo suficientemente oscuro
Quise volver a casa porque en esta no me querían
Quise quemar la escuela porque yo no existía
Quise borrar los libros donde mi imagen estaba errada
Quise nacer de nuevo y descubrirme en otra historia
Yo quería que la realidad fuera distinta
Pero era esta
Entonces
me convertí en poeta.

QUIS

Quis arrancar meus olhos porque não me pertenciam
Quis apagar meus sobrenomes porque não eram meus
Quis aumentar o volume das minhas nádegas porque não eram como deviam
Quis esquecer minha língua porque seu sotaque me era alheio
Quis escurecer minha pele porque seu tom não era suficientemente escuro
Quis voltar para casa porque nesta não me queriam
Quis queimar a escola porque eu não existia
Quis apagar os livros em que a minha imagem estava errada
Quis nascer de novo e me descobrir noutra história
Eu queria que a realidade fosse diferente
Mas era esta
Então
me transformei em poeta.

Shirley Campbell Barr é antropóloga e escritora, mulher negra e ativista. Nascida na Costa Rica em 1965, atualmente (2012) mora no Brasil. Tem três livros publicados: Naciendo (1988), Rotundamente negra (1994) e Desde el principio fue la mezcla (2007). Recentemente ouvi este poema e encontrei em seu blog Rotundamente negra. Esta proposta de tradução é minha.

Sobre Ani

Outros que contem passo por passo | Eu morro ontem | Nasço amanhã | Ando onde há espaço: | – Meu tempo é quando. ~Vinicius de Moraes~
Esse post foi publicado em Literaturas várias, Pílulas de poesia e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

