Segunda (terceira?) da série


Num post comentei que tem canções que deixam de bom-humor e que isso não tem necessariamente que ver com a letra. Alegria talvez fosse a palavra correta. Bom-humor, de certa forma, toda música de que gosto traz. Outro post que voltava a essas sensações musicais independentes da letra da canção dizia que elas me lembravam uma leitura sobre o conceito de firthness, de Charles Peirce. “Primeiridade” do sentido. Sensação. Significado em estado bruto, pré processamento-pela-razão. O Fito Páez, disse ele próprio, regravou uma de suas canções em versão mais lenta e limpa de instrumentos porque a letra parecia estar passando despercebida por causa do arranjo feliz e agitadinho. Depois me apareceu um tuíte da Muy Interesante defendendo que a música transmite basicamente três emoções universais: felicidade, tristeza e medo. Não convenceu de que sejam só essas três, mas o comentário a respeito fica para outro post, em se demonstrará com uma canção que me transmite algo diferente. Neste post aqui vai mais uma canção que funciona maravilhosamente para me deixar alegre. Alegria que não tem a ver com a letra. A segunda* da série também é do Supertramp. Os caras eram bons nisso.

* Ou será a terceira da série neste blog? Sá Marina também tem o mesmo efeito alegrogênico. Só que aí não dá para dissociar da letra.


Anúncios

Sobre Ani

Outros que contem passo por passo | Eu morro ontem | Nasço amanhã | Ando onde há espaço: | – Meu tempo é quando. ~Vinicius de Moraes~
Esse post foi publicado em Música, Memórias sonhos reflexões e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s