Sá Marina


Gente desligada é assim… Nunca soube quem tinha composto uma das minhas canções favoritas de todos os tempos, “Sá Marina”. A curiosidade bateu só hoje. Se a internet não me engana, a composição é de Antonio Adolfo e Tibério Gaspar. Quem são? Será que tem mais pérolas lá de onde saiu essa? Pois é, no link acima tem informação sobre esses músicos do Rio de Janeiro, nascidos na década de 40. Parece que virou sucesso na voz de Wilson Simonal, embora tenha sido lançada (em 1967) por um grupo chamado… O Grupo (do qual faziam parte, se não embaralhei toda a informação, os compositores). Elis Regina fez a sua interpretação (lindíssima, claro) dessa feliz alquimia de melodia, ritmo e letra. A cereja do bolo, o detalhezinho de piano do arranjo, começa a aparecer na gravação do Simonal, e vai reaparecendo nos arranjos posteriores, mesmo quando executado em outro instrumento. Quem será que foi esse bendito “arranjador”? Uma versão para o inglês, com o título de “Pretty World”, foi gravada pelo maravilhoso Stevie Wonder. Previsível: como é que ele não ia notar uma canção assim de boa, esse poço de talento para combinar ritmo e melodia? O Stevie Wonder quase salta de satisfação com “Sá Marina”, no vídeo. (Sempre suspeitei que ele deve ser feito de som: tenta disfarçar, mas é só começar uma música e o corpo vai virando onda-sonora-sorridente-devolvida-à-sua-substância-original.) A letra em inglês não tem nada a ver com a de “Sá Marina”. É legal, singela, mas a original deixaria qualquer outra no chinelo, talvez. Também só descobri essa do Stevie hoje, além de uma gravação instrumental bem bonita, de Earl Klugh. E a minha gravação preferida é a de… Ivete Sangalo! Surpreendente, porque não é uma artista que eu ame de paixão. Mas a canção fica perfeita naquele andamento e com os metais. O arranjo todo ficou bom demais. Só que ela muda o final da letra. (Será que “chorar” é palavra-tabu para a Ivete, ou será que ela não se deu conta?) Outra descoberta: a versão em inglês parece ter sido bem popular (vários vídeos no YouTube) com Sérgio Mendes e Brasil ’66, e um dos vídeos com o Stevie atribui a versão para o inglês a Sérgio Mendes. Era um ilustre desconhecido para mim até o dia de hoje, tanto quanto Lisa Ono, com sua gravação doce da versão em inglês. De Jorge Vercillo só achei uma ao vivo, muito breve, infelizmente. Tudo abaixo, para diversão de quem também gostar de “Sá Marina”. E viva o YouTube e o buscador do Gooogle! E a batata queimou na panela (pior: queimou a panela!), enquanto eu fazia o post. Gente desligada é assim…




02/01/2016: Sá Marina tem versão também para o alemão. Dica da Silvana Colombo de Almeida. Vídeo abaixo.

Hübsche Welt – Mary Roos (1972)




PS 01/04/2016: Eis que o blog quatenus me presenteia com entrevista do Tibério Gaspar contando a verdadeira história. Sá Marina é Brasilina. E mora em Niterói. Aqui.

Sobre Ani

Outros que contem passo por passo | Eu morro ontem | Nasço amanhã | Ando onde há espaço: | – Meu tempo é quando. ~Vinicius de Moraes~
Esse post foi publicado em Música e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

14 respostas para Sá Marina

  1. Cesar Campos disse:

    O que sempre tive curiosidade em saber é QUEM foi a verdadeira Sá Marina. a pessoa quem inspirou o compositor. A música claramente conta a história de uma menina que provavelmente morreu. Infelizmente não consegui nenhuma informação sobre isso.

  2. Silva disse:

    Complementando: uma entrevista do próprio Tibério onde confirma a “inspiração”:
    http://www.velhosamigos.com.br/foco/tiberiogaspar.html

  3. Silvana Colombo de Almeida disse:

    Olá, estava procurando informações sobre esta música e encontrei sua publicação. Muito obrigada. Não sei se interessaria, mas existe uma versão em alemão desta música. Não consigo anexar o link porque estou no celular, mas procure por Mary Roos “Hübsche Welt” .

  4. Pingback: Sá Marina (a música e um conto) | quatenus

  5. Maria Denise disse:

    Assistindo ontem o programa THE VOICE, duas candidatas cantaram uma música que adorei, que é SÁ MARINA de Antonio Adolfo, muito legal lembrei dos tempos de concursos, adorei a gravação de SIMONAL, ELIS REGINA E IVETE SANGALO muito bom mesmo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s